Incentivo a Leitura - Coordenação: Vinicius Jardim

Lançamento do livro do Prof. Benjamin Resende - "Raizes Prudentinas III" - coquetel realizado no Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente - SP, no dia 23 de Março de 2013. Participação dos alunos dos cursos de Incentivo à leitura e Teatro de Tablado - Coordenados por Vinicius Jardim e Nelma Mélo dentro do Projeto Revelando Mirante (Junho 2012 a Março de 2013) - Parceria entre a SECULT de Mirante do Paranapanema, Energia Social e Clube do Meio Artístico.
Fotos: Vinicius Jardim













_____________________________________________________________________________________________________________________________


Incentivo à Leitura - 22-03-2013 - Coordenação: Vinicius Jardim - Fotos Gisele Carneiro

Incentivo à Leitura - 22-03-2013 - Coordenação: Vinicius Jardim - Fotos Gisele Carneiro













_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Incentivo à leitura - 08 de Março de 2013 - Coordenação: Vinicius Jardim- Part. Benjamin Resende

Incentivo à leitura - 08 de Março de 2013 - Coordenação: Vinicius Jardim- Part. Benjamin Resende

Incentivo à leitura - 08 de Março de 2013 - Coordenação: Vinicius Jardim - Participação do Mestre escritor Benjamin Resende




































___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Incentivo à leitura - aula do dia 01 de Março de 2013 - Coordenação: Vinicius Jardim]
Fotos enviadas pelo coordenador

                                                                          













_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Aula do dia 22 de Fevereiro de 2013 - Coordenação: Vinicius Jardim.
Fotos enviadas pelo coordenador



















_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Aula do dia 15 de Fevereiro de 2013 - Coordenação: Vinicius Jardim.
Fotos enviadas pelo coordenador
















________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

(Texto do e-mail enviado por Vinicius Jardim) - 
Pessoal,
foi muito bom o nosso reencontro. Melhor ainda os resultados e o novo direcionamento dos trabalhos, que vi tomar corpo. Ótimo ver como Denilda, Andréia, Adriana e Ana Paula deram um show nos relatos e depoimentos, além da participação de toda a classe como ouvintes e incentivadoras. Desnecessário dizer que agradecemos muito pela contribuição que deram ao nosso aprendizado sobre viver e vencer. Esperamos do fundo do coração que a recíproca também esteja acontecendo, e que estejamos sendo úteis para ampliar ainda mais seus caminhos.
Sexta feira vindoura estaremos mais uma vez aí, para mais uma rodada!
Um grande abraço.

Vinicius J. Jardim
Fotos enviadas pelo Coordenador Vinicius Jardim












________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Aula do dia 14 de Dezembro de 2012 - Coordenação: Vinicius Jardim
Fotos cedidas pelo coordenador













________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Aula do dia 09/11/2012 - Coordenação: Vinicius Jardim
Fotos cedidas pelo coordenador




E-mail enviado aos alunos:


Olá, pessoal,

Uma vez que todos estão bastanteeeee descansados (segundo o Ruy Castro, o melhor dos feriados prolongados é que a corrupção decai, pois nossa política entra em recesso), vamos a uma relembrada do nosso último encontro (dia 09 de novembro), quando falamos sobre o Anísio Teixeira, o pai da Nova Escola, figura de grande porte da história da nossa Educação, e que eu considerava de suma importância que vocês conhecessem mais aprofundadamente. Também falamos sobre sir Ken Robinson, (um palestrante inglês que vem dando o que falar), repassamos a trilha sonora da nossa peça "Sinfonia Sumaúma", já montada e decupada. 

Agora é hora de nos ocuparmos com as próprias biografias e com o enxugamento do texto da peça. E, talvez, falarmos sobre Lourenço Filho e Fernando Azevedo, mais dois personagens que não podem ser deixados de fora quando o assunto é Educação. E, quem sabe, possamos dar início à abordagem de uma série de entrevistas rápidas de autores e críticos da nossa nova geração de escritores. Quem sabe o fim de ano permita! Mas tudo está em pauta.

Anexo um texto para reflexão da Eliane Brum, jornalista, escritora e documentarista, e um (Professor sofre!) para vocês se divertirem (?!) - se puderem... além de fotos do nosso último encontro.

Fiquem em paz e até sexta. 
Encontrar com vocês é sempre uma  alegria.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

qui 25/10/2012 22:48
Pessoal, boa noite,
como concordamos hoje, via telefone, que nossa aula de amanhã fosse transferida para o Salão do Livro aqui de Presidente Prudente, comunicamos então que não haverá o encontro de amanhã.
Nossa idéia era encontrarmos a Valéria e a Marcela Coladello, Contadoras e professoras da arte. Acabamos encontrando a Valéria - que também faz Teatro - e vamos tentar algum meio de levá-la a Mirante em algum de nossos encontros para troca de idéias e experiência. No Salão, também acertei de enviar a vocês a trilha sonora da nossa peça para que fossem se familiarizando com a história. Portanto, anexo aí:

1- as fotos tiradas no Salão;
2- a trilha sonora da peça (é só uma base, e tem 7,5 minutos de duração).
3- a última versão do roteiro.

Por favor, leiam o roteiro e depois escutem a trilha sonora, para que possam ir encaixando na mente o espírito, o clima da peça.

Vale pedir ajuda aos filhos e amigos para inclusive reescrever a história como entenderem ou como pensam que deveria ser. Toda contribuição será bem-vinda!

Bom fim de semana a todas. Teremos mais um fim de semana sem encontro no feriado de Finados, espero que dediquem um pouco de tempo ao "dever de casa" :-)












________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Boa noite, parceiras!

Não via a hora de sentar aqui e dizer para todas vocês que - conseguiram - sim...:-)
Conseguiram nos emocionar tanto que viajamos até aqui com o coração apertado, pois queríamos dizer tanta coisa que não dissemos... os franceses têm uma expressão para isso, "descendo as escadas" - significa que a gente só pensa naquela resposta boa quando já estamos "descendo as escadas", entendem?. De qualquer forma, queremos dizer que, mais que uma aula, foi uma carinhosa e tocante homenagem a que prepararam para nós pelo dia dos professores. Quem dera fossemos mesmo professores, seus colegas, no sentido estrito da palavra, com a grandeza da dedicação dia-a-dia como as de vocês no seu trabalho. Somos meros (e orgulhosos) educadores. Sabemos da luta que desempenham e ficamos muito felizes e gratos pela oportunidade de repassar o (sempre) pouco que sabemos para ampliarmos seu repertório de conhecimento, e aprendermos com vocês o valor da semeadura em terra fértil. Queremos que saibam que, a cada encontro aí, fica mais difícil deixá-los e à sua contagiante alegria de viver.  Mas fica cada vez mais fácil voltar ;-) 

Anexo as fotos do encontro e da nossa comemoração. Logo envio os outros anexos prometidos, a entrevista com a mulher do cabo Bruno, o jogo do jornal, que ensina os passos para a confecção de um jornal  de forma bem didática, e alguns outros artigos que andei selecionando para vocês. E, claro, anexei também o cartão da homenagem, para que a cada dia me lembrem que preciso melhorar muito para me fazer merecedor das suas expectativas.

É preciso ainda dizer, para efeito de registro, que estou editando a trilha sonora da nossa peça e aguardando os textos prometidos por vocês. Foi ótimo termos repassado o texto e as cenas. Também foi ótimo comungar a reação de vocês ao clipe SINAIS, é sempre bom sentir que estamos todos na mesma consonância espiritual. O clipe sempre me emociona também. 
Estendam nossos agradecimentos a todas as crianças que tem comparecido e contribuído com nossas atividades. 

Estamos com sodades de todos vocês - desde já...beijos mis!

--
Vinicius J. Jardim


































___________________________________________________________________________________________

Incentivo à Leitura - aula do dia 11 de Outubro de 2012
Fotos enviadas pelo coordenador














______________________________________________________________________________________________________________

Incentivo à Leitura - aula do dia 05 de Outubro de 2012
Fotos e vídeo enviados pelo coordenador
















__________________________________________________________________________________________________

Incentivo à Leitura - aula do dia 28 de Setembro de 2012
Interdisciplinaridade com Rico Escultor (Artes plásticas)  
Fotos cedidas pelo coordenador - Vinicius Jardim

E-mail enviado pelo coordenador aos alunos:

Pessoal, boa noite,

A todos que prestigiaram nosso convidado, nosso encontro e “meteram a mão na massa” (literalmente), muito obrigado.

Escrevo com a premissa de reiterar o que expliquei no encontro, a intimização com argila torna a criação de personagens (para Contação ou exercício de criatividade ou mesmo como mero passatempo) mais dinâmica e mais atrativa. E em classe, vão se sentir mais aparelhados para agregar crianças às atividades de leitura. Que tal reproduzir as histórias que conta ou ouve, em argila?

E foi, basicamente, para reproduzir nossa “Sinfonia da Terra” em argila que tiveram a experiência maravilhosa (que todos tivemos) no encontro com o Rico. Quem sabe os desdobramentos que poderemos obter com o aprendizado?

Anexo as fotos em dois emails, devido ao tanto de fotos, tantas que não couberam num só que, acredito, vão gostar de guardar. Também anexo os slides (no 2º email) do mestre Vitalino, um mestre na arte de “contar história com barro”, e que vimos em classe, porém estavam tão imersos na atividade que acredito não tenham atentado o suficiente para as belas criações do artista. Agora podem rever sempre que desejarem, certo? Abaixo, uma biografia bem sucinta e objetiva que catei na rede, para vocês:
Vitalino (1090-1963) foi um artista popular brasileiro. Seu estilo é copiado por muitos artesãos no Brasil. Vitalino Pereira dos Santos nasceu em Caruaru. Filho de lavrador e de uma artesã que fazia panelas de barro. Aprendeu o ofício com a mãe e usou os restos do barro para fazer pequenos animais e vende-los na feira.
Em 1930, começou a trabalhar com modelos humanos. Ofereceu seus trabalhos na feira de Caruaru, o que tornou maior a movimentação no lugar. Deve-se à Vitalino o aumento de turistas e visitantes na cidade de Caruaru, além da cidade levar o nome de “capital dos ceramistas”. Em 1947, o pintor Augusto Rodrigues tomou conhecimento da arte de Vitalino e organizou no Rio de Janeiro a 1º Exposição de Cerâmica Pernambucana, evento que deu fama à Vitalino. Das obras catalogadas de Vitalino, destacam-se as peças: “Casa de Farinha”, “Zabumba”, “Lampião e Vaquejada”.
Morreu em Caruaru, 1963. É considerado um dos maiores artistas da história do Brasil.

Na próxima sexta, a priori, retomamos a rotina da nossa programação, porém, caso “nosso” consultor convidado em matéria de teatro, o ator e diretor Hilton Ferreira, consiga um espaçozinho em sua agenda, vamos ver se avançamos um pouco mais na produção prática da nossa peça...

Parece que vem aí um mês com alguns feriados difíceis de driblar. Mais uma vez, vamos depender da disponibilidade e expediente de vocês para que consigamos remarcar as datas dos nossos encontros. Por favor, pensem antecipadamente, entrem em acordo para que possamos cientificar nossos patrocinadores.

Mais uma vez, agradecemos o interesse e motivação que têm demonstrado com nossa oficina. O clima de alegria e integração que tivemos por todo o período da atividade foi contagiante e animador. Repito, estar com vocês e compartilhar informações é um grande incentivo e um grande prazer. 

--
Vinicius J. Jardim


Vídeos e fotos cedidos pelo coordenador Vinicius Jardim

























































































_____________________________________________________________________________________________________________

Incentivo à Leitura - aula do dia 20 de Setembro de 2012
Interdisciplinaridade com Rico Escultor (Artes plásticas)  
Fotos e vídeos cedidas pelo coordenador - Vinicius Jardim





















______________________________________________________________________________________________________________________________________________






Incentivo à Leitura - aula do dia 14 de Setembro de 2012 - Interdisciplinaridade com João (Música) e Rico (Artes plásticas) Coordenação Vinicius Jardim


















_________________________________________________________________________________________________________

Incentivo à Leitura - aula do dia 31 de Agosto de 2012 - Coordenação Vinicius Jardim


















Pessoal, bom dia,

Desnecessário falar sobre o encontro maravilhoso que tivemos na última sexta, pois deixei isso bem claro na despedida. Venho tentando há anos incluir numa oficina especialidades artísticas diversas, interdisciplinaridade, para experimentar a dinâmica. Acredito que tenham presenciado tanto quanto saboreado o efeito, o ânimo maravilhoso que causa em nós. Também quero crer que souberam apreciar a sinergia que uma atividade empresta à outra. Foi ótimo estar na companhia de toda(o)s vocês nessa “viagem”.

Como poderão ver nas fotos e nos clipes, no rosto de todos nós transparece a alegria e a vibração do momento único que compartilhamos. Agradeço demais a todos, principalmente, claro, ao Rico e ao João, que nos brindaram com suas presenças. Eles também curtiram muito ter estado aí.

O que tivemos, então?

No pouco tempo de cada encontro que dispomos viram brotar um pequeno Coral que o tempo se encarregará de amadurecer e dar frutos, desde que o prestigiem e incentivem em suas próprias atividades como educadores. Também aprenderam como criar de uma fibra de palma a figura de um grilo, (e por que não outra ave ou animal qualquer?) que poderá proporcionar a tod(a)os momentos inesquecíveis numa atividade de classe. E também, algumas de vocês (com certeza repassarão o aprendizado às colegas), tiveram a oportunidade de acompanhar o nascimento de uma peça teatral em que todos, de uma forma ou outra, quando o momento certo surgir, terão a oportunidade de incrementar e atuar.

E o que vem aí?

Na próxima Quinta, 20 de setembro (em virtude de um compromisso de vocês combinamos adiantar nossa aula), estaremos, eu e nossos convidados, novamente aí, para “passarmos a régua” nas atividades que rolaram na última sexta. E terá de ser rapidamente, tragam as dúvidas objetivamente, pois devemos evoluir para a confecção dos caxixis de contação e marcação de ritmo e, portanto, vamos precisar do material, cabaças e fitas, que vocês devem providenciar aí. A Adelina também vai nos auxiliar na tarefa da urdidura das fitas. Então, SE sobrar algum tempo, o Rico deve tentar repassar um aprendizado básico de escultura em argila, para vocês se aprimorarem na arte de construção 3D de personagens. Também condicionalmente, caso a faculdade o permita, o João dará continuidade à formação do Coral infantil para peças infantis. E eu e a Rosa, a Silvana, a Sônia e a Liliane vamos evoluir a criação da nossa peça de mostra de Incentivo.

Nossos módulos “Minha História”, Animação Infantil, Biografia, Filme Educacional devem então retornar na semana seguinte a esta. Os feriados que estão se aproximando limitam muito nosso progresso programático, solicito encarecidamente que não faltem a nenhum encontro, como sabem estamos fazendo todo o possível para driblar as dificuldades que o calendário impõe, mas sem a cooperação e o empenho de todos vai ser muito difícil conseguir nosso intento. Teremos pela frente o feriado da padroeira de Mirante, o dia dos Mortos e da padroeira do Brasil, além das incertezas das festas eleitorais, Natal e Ano-Novo e sabem-se lá mais quantas reuniões de classe, etcétera... temos o dever, ademais ético e moral, de respeitar e agradecer iniciativas e investimentos como os dos nossos patrocinadores em Cultura, num país desacreditado nesta área, e a melhor contrapartida que, NÓS, maiores beneficiados, temos a prestar é fazer valer, dando retorno a cada centavo investido. Vale um sacrificiozinho de todas as partes, não acham?

Anexos a este relatório:

1. A entrevista da Tatiana Belinki em MP3 (não é filme, é áudio).
2. O texto básico da nossa peça teatral (o título é provisório, o texto também). Caberá a vocês a forma final do roteiro. O que criei está na forma mais rudimentar possível. Para quem se interessar em ir mais a fundo, pode pesquisar aqui: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html (tem um material extenso, bem didático, excelente, sobre o tema). Lembrando também que estou me empenhando em viabilizar a ida de mais um convidado, de teatro, para nos honrar com sua presença e ensinamentos.
3. Trilha sonora sugerida para as cenas da peça, todas em MP3, já: Passaredo (Chico Buarque e Francis Hime), e a clássica Cavalgada das Valquírias (Richard Wagner), já mixada com ruído incidental de tempestade para a cena final da peça. Além dessas, teremos a Linguagem dos Passarinhos, do Juraildes da Cruz, e a Fli, Flai, adaptação minha do cancioneiro escoteiro, que estão sendo ensaiadas pelo João e que devo gravar no próximo ensaio do nosso Coral Infantil Incentivo de Mirante (gostaram do nome?) J
4. Fotos e Clipes do nosso encontro, de minha autoria e da De, obtidas da forma como foi possível...

Obs: Como o limite do gmail para anexos é de 25 MB, a trilha sonora da peça e a entrevista da Tatiana seguem à parte.

É isso. Aguardo então - todas, todos vocês - na QUINTA, dia 20 de Setembro, a partir das 5 e meia no Centro.
Abração!

_______________________________________________________
____________________________________________________

Depoimento do Coordenador do Curso Incentivo à leitura - Vinicius Jardim





___________________________________________________________________

Vídeo fornecido pelo Coordenador Vinicius Jardim.

http://www.youtube.com/watch?v=hi5LO-gq2zo&feature=youtu.be


Aula do dia 24 de Agosto de 2012 - Coordenação: Vinicius Jardim
Fotos cedidas pelo coordenador


Oi, pessoal,

cá estamos mais uma vez (na verdade, um pouco mais atrasado do que eu gostaria, dessa vez), porém precisava de um tempinho mais longo para avaliar nosso progresso do último encontro.
Mais uma vez, quero agradecer a todos pela participação magnífica que têm proporcionado à nossa(s) atividade(s), cada vez mais animadinhas, né mesmo? Então, tivemos o prazer de um conto de fadas encenado por mais um grupo, paramentado com esmero. Foi ótimo, como o da semana retrasada, e sabem por que?
Porque estão interagindo melhor, se expondo umas às outras, tornando nosso convívio mais alegre e positivo. Em suma, mostrando todo potencial que tem e gostando!

Que coordenador não sonha com alunos assim?!

Mãããsssss...hehehe...que coordenador seria eu se não exigisse mais, não é mesmo? Então vamos lá: espero que se recordem do que solicitei, que precisamos falar também das nossas raízes (no caso, Mirante e origens), do que nos diz respeito, das nossas (suas) experiências, das coisas da nossa (sua) gente e nossa terra (sua)! É muito importante isso, pois são educadores multiplicadores e têm a oportunidade de repassar valores para os futuros cidadãos que hoje ocupam suas salas de aula. O que significa que podem ser agentes de mudança na construção de suas auto-estimas e compreensão do mundo.

Não é o que as sementes representam? J

Reflitam a respeito. Para, a partir da próxima sexta, cada uma fale sobre si, o que quiser, por 10 minutos, certo? Vamos descobrir boas histórias assim, aposto.

Vamos repassar o que rolou na última sexta. Vocês viram (além da apresentação do grupo), um pequeno filme (Você tem medo de dizer Eu te amo?) sobre sensibilidade e necessidade de se comunicar para até mesmo descobrir um grande amor. Por todo chá da China! J . Percebi que as garotas adoraram! Também viram “História das Coisas”, sobre como as coisas são idealizadas e produzidas, o preço que custam e como podemos interferir para o bem do planeta e nós mesmos. E me aguentaram explicar o sentido que o filme faz no nosso trabalho pelo conhecimento que transmite sobre nosso mundo e como isto nos enriquece como educadores.

E conheceram o pau de chuva e o caxixi, instrumentos de percussão que podem ser muito uteis em Contação, assim como o meio de construí-los de forma sustentável reciclando materiais. E também já têm uma noção de Percussão Corporal, exemplificada pelo Fernando e o Rico através de um clipe. E sabem que nosso corpo produz música e ritmo de alta qualidade.

Deste módulo, temos a participação da Sônia, nomeada monitora da criançada que vem frequentando nossos encontros e do Osnam, como organizador da equipe formada pela Rafaela, Jéssica, Ana Luíza, Tainá(s), Maria Antônia ...etcetera...e ficou estabelecido que as garotas vão dar acabamento no pau de chuva e o Osnam deve, com a  assessoria de um adulto e as ferramentas artesanais que deixei aí, tentar reproduzir os instrumentos. E a Adelina vai dar uma mão na confecção dos Caxixis na sexta próxima. Como teremos um feriado dia 7, temos um bom prazo para conseguirmos cumprir a missão, certo?

Sobre nosso próximo encontro:

Além da tradicional apresentação do grupo de Contação e Criação de Histórias, e do novo “quadro” da vida de cada um de nós, vamos dar continuidade ao papo da confecção de um jornal (lembram?) e achar um tempo para formatar seções e estabelecer uma pauta, ok? E não vou esquecer de mais um ou dois clipes de fazer chorar adultos e crianças...além de voltarmos à Tatiana Belinki, se os carros de som da política permitirem J

Filmes que vão assistir na sexta:

“Potências de dez”
           
Como a ciência mede as coisas? Metros, quilometros, angstrons, ano-luz. O tamanho do universo é relativo. O espaço é infinito com infinitas galáxias. Outros coisas como nossos corpos também são compostas de células, atomos, quarks e outras microparticulas  tão ricas que são microuniversos, galáxias inteiras.

Neste tema os designers Charles and Ray com ajuda da IBM, nos leva a uma viagem medida através de potências de 10 (entre 10 elevado a 24 e 10 elevado a -16). Assim sairemos da Terra e passearemos pelo espaço, sairemos da Via Láctea, do Sol, entraremos em diversas galáxias, nebulosas e viajaremos em diversas dimensões.
Depois apreciaremos uma viagem de volta a Terra com o novo objetivo, adentrar um átomo de carbono dentro da mão de um terráqueo, e passaremos por células, atomos, capilares e outras estruturas.

Este convite educativo e científico ainda hoje fascina e mostra que ciências complicadas como astronomia, física, química e matemática podem ser divertidas.

Charles e Ray Eames foram um casal de arquitetos/designers que inauguraram uma estética nova na construção de brinquedos e experimentação fílmica, além do grande interesse em contribuir com a ciência.

Duração: 10 minutos.

________________________________________________________________________________________________________________

Áudio-Entrevista com Tatiana Belinki.

Livro de cabeceira
Por incrível que pareça é a Bíblia, o Velho ou o Novo Testamento é uma biblioteca! Qualquer lugar que você abra, você achará alguma coisa interessante. É um livro fascinante. Além do que, é um grande livro de pesquisa para qualquer trabalho.

E hoje o que você está lendo?
“Você pensa que é humano?” - Felipe Fernandez Arnesto.
  
Autores prediletos
É como meus compositores de música, depende do dia depende, da hora, depende da minha vontade, da minha disposição...

Segredo de uma boa literatura infantil
Não esquecer de que foi criança e ler muito. Ter olhos para enxergar não só para ver. O cotidiano é tão rico; olhar as coisas ao redor de nós.

Para encerrar, uma poesia que você gosta
Eu brinco com o ritmo, com a poesia e a criança adora brincar com as palavras. Nada melhor do que estar rodeado por crianças. Eu só consigo brincar, sendo uma delas.

“Um grande estrondo, um galho partiu-se no velho carvalho. O sapo aflito tentou pegar o mosquito. Se despencou nesse galho” - Tatiana Belinky

Anexei, como aperitivo, a biografia muito interessante da vida dessa pioneira da dramaturgia brasileira. Aposto que vão adorar conhecê-la melhor.  Boa Viagem
Também anexado um clipezinho do show da sexta passada. Prá rirmos de novo! rsrsrs...
Aviso que, no nosso blog, http://revelandomirante.blogspot.com.br/p/incentivo-leitura-coordenacao-vinicius.html o Clube do Meio Artístico teve a excelente idéia (agradecemos muito, Jota e Nelma) de postar agora, também nossos comunicados, além das fotos da Giselle - ótimas! (belo trabalho, Giselle, seus olhos são profundos...) e as que conseguimos tirar razoavelmente, no olho do furacão...
________________________________________________________________________________________________________________

Para as crianças (pequenas e grandes), “Dia & Noite”, quando Dia, um companheiro do Sol, encontra Noite, um desconhecido de humor nitidamente mais sombrio, e então faíscas voam! Dia e Noite estão assustados e desconfiados, um do outro em primeiro lugar, e rapidamente começam com o pé esquerdo. Mas eles descobrem que cada um deles tem qualidades únicas – e percebemos que cada um deles oferece uma janela diferente para o mesmo mundo – a amizade ajuda ambos a ganharem uma nova perspectiva.
O curta-metragem (6 minutos) mistura cenas em animação tradicional, com cenas em 3D, e a trilha sonora é assinada pelo vencedor do Oscar, Michael Giacchino. A estréia de “Dia & Noite” ocorreu junto com "Toy Story 3".

E mais esta historinha animada maravilhosa, de 6 minutos:

“Em um mundo controlado e com o tempo marcado pela luz, um homem comum tem um plano que pode mudar o destino”.

________________________________________________________________________________________________________________

E, guardado na manga, um filme sobre Machado de Assis, nosso grande nome literário. Veremos se conseguirmos parar o Sol. Ou fica mais para a frente...

Nossa, quanta coisa dessa vez! Espero que consigam ler tudo. Como já disse, têm a vida toda prá isso.

Aguardo vocês lá. Abraços saudosos a todos...adoramos vocês.
































_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Pessoal, boa tarde. (Por; Vinicius Jardim - Coordenador do curso de "Incentivo à leitura"
e-mail recebido em dom 19/08/2012 20:02h

Agradabilíssimo nosso último encontro, com a participação “extra” das crianças e da graça da dona Neusa, a vovó contadora de histórias, que abrilhantaram a noite. Ótimo, estamos pondo “algumas carroças na frente de alguns bois” J , mas nada que comprometa nossos objetivos. Pelo contrário, a cada dia o entrosamento, a dedicação e a alegria de compartilharmos algumas horas prometem um belo aproveitamento de todos.
Não nos esqueçamos da menina Tainá, criada na arte da contação pela vó Neusa – queremos criar muiiitas Tainás contadoras pelas escolas afora!
Assistimos à estréia cênica do primeiro grupo, que apresentou uma história infantil. E chegamos a algumas conclusões:
1-    Vamos criar as nossas próprias histórias. Podem ser simples, sem estruturas complexas, mas que falem do que é importante para nós aqui do interior, das nossas emoções, do nosso folclore, de tudo que toca à gente da nossa terra (como d. Neusa ensinou na sua contação).
2-    Assim que cada grupo apresentar sua história (um a cada encontro, de 15 minutos), irá escrevê-la para reunirmos todas numa coletânea de contação.
3-    Quando todos tiverem se apresentado, irão, um grupo por vez a cada encontro, reapresentá-las, adicionando outros elementos de refinamento: som, iluminação, dramatização, figurinos, etc. até formarmos um espetáculo.
Qualquer dúvida, a gente conversa na próxima sexta e resolve, certo?
No encontro assistimos ao “A Menina Que Odiava Livros”, que acredito ter agradado a todos, aprendemos que ilustrações e cenários bem simples funcionam perfeitamente quando coloridos com cores vibrantes e até mesmo irreais e assistimos à organização do grupo de contação de Rancharia. E lançamos mais um desafio da língua:
Um homem rico estava muito mal de saúde. Pediu caneta e papel e escreveu assim:
“Deixo meus bens à minha irmã não ao meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres.”
Morreu antes de fazer a pontuação. Afinal, a quem ele deixou a fortuna? Eram quatro concorrentes: a irmã, o sobrinho, o alfaiate e os pobres.
O escrito chegou às mãos deles e cada um fez a pontuação que lhe conveio, a fim de receber a herança. Então coloque a pontuação e diga quem ficou com a herança.
A Sonia, como eu, viu quatro maneiras diferentes:

Pra irmã: Deixo meus bens à minha irmã, não ao meu sobrinho, jamais será paga a conta do alfaiate, nada aos pobres.
Para o sobrinho: Deixo meus bens à, minha irmã não, ao meu sobrinho, jamais será paga a conta do alfaiate, nada aos pobres.
Para o alfaiate: Deixo meus bens à, minha irmã não, ao meu sobrinho jamais, será paga a conta do alfaiate, nada aos pobres.
Aos pobres: Deixo meus bens à, minha irmã não, ao meu sobrinho jamais será paga a conta, do alfaiate nada, aos pobres.
Vocês estão ficando afiados nisso, então vamos a mais um:
Falta um ponto para dar sentido à frase. Você sabe pontuar?:
UM FAZENDEIRO TINHA UM BEZERRO E A MÃE DO FAZENDEIRO ERA TAMBÉM O PAI DO BEZERRO.

Bom divertimento J
Anexado aí, vocês tem um “Almanaque de Brincadeiras” que deve ser de muita utilidade a todos. Também anexei um conto do Lobato que venho prometendo e esquecendo já faz algum tempo, um exemplar da revista Leituras e dois textos de um cara (Celso Sisto) que vocês precisam conhecer e lembrar sempre! Por que? Leiam  e saberão.
Quero encerrar aqui agradecendo a participação da Jéssica, das Tainás, da d. Neusa, Rafaela, de todos os outros(as) de quem não lembro o nome, dos novos alunos que se juntaram a nós (Sílvia, Janete e Maria Aparecida) e um muito obrigado para Ana Paula, que me cobrou um analista por ensinar que todos somos pó das estrelas que, aliás, muitas das quais vemos mesmo depois de mortas J E pela alegria que me deu ao descobrir um escorpião de coração vermelho (o qual eu havia mencionado em aula) no céu do assentamento onde mora.
Porque tocou meu coração saber que toco nos seus. Um grande abraço.

P.S. (as fotos estarão logo, logo em http://revelandomirante.blogspot.com.br/ )
















_________________________________________________________


Curso "Incentivo a leitura" aula do dia 10/08/2012-Coordenação: Vinicius Jardim.
Fotos cedidas por: Vinicius Jardim












__________________________________________________________


Curso "Incentivo a leitura" aula do dia 03/08/2012-Coordenação: Vinicius Jardim.
Fotos cedidas por: Vinicius Jardim












______________________________________________________________

Curso "Incentivo a leitura" aula do dia 27/07/2012-Coordenação: Vinicius Jardim.
Fotos cedidas por: Vinicius Jardim









______________________________________________________________________
Aula - 20-07-2012 - Incentivo a Leitura - Coordenação: Vinicius Jardim
Fotos: Nelma Mélo






Incentivo a Leitura - Coordenação: Vinicius Jardim

Contatos com o Professor do curso:]

Vinicius Jardim
(018) 3222-4395
        9111-8781
Presidente Prudente-SP


Incentivo à Leitura

Só pode ensinar leitura quem gosta de ler. Tencionamos, na atividade, desenvolver o gosto e o apreço pela leitura e pela produção de textos.
Com certeza, todos os inscritos finalizarão o curso muito melhores do que iniciaram.
No primeiro mês, cada inscrito será avaliado pelo coordenador, individualmente, com o objetivo de detalhar o andamento subsequente do curso de forma produtiva, dando margem para a flexibilidade e as adaptações necessárias.
Criarão textos, exercitarão contação e utilizarão recursos cênicos para transmitir idéias e entendimento de escrita. Darão vida a personagens que criarão, utilizando todos os sentidos.
Todas as atividades poderão ser multiplicadas em salas de aula em seus trabalhos como educadores.
Os módulos mensais contemplam interpretação de textos, projeção de filmes alusivos e atividades dinâmicas.

Material necessário:
Papel sulfite e caneta ou lápis e borracha;
Pasta arquivo para cada inscrito.

Equipamento:
Multimídia (e operador) em todas as aulas.

EMBASAMENTO DA ATIVIDADE:

“O foco das atenções da UNESCO se concentra, neste momento, em procurar reverter outro quadro revelador da exclusão de milhares de jovens nos processos de desenvolvimento como cidadãos: a grande maioria deles termina o curso do ensino fundamental sem saber ler e segue o nível médio sem as competências mínimas para a leitura. Sua capacidade se resume a apenas reconhecer palavras, muitos não tem condições de compreender um texto para discorrer sobre o que acabam de ler.
Reconhecendo essa lacuna no ensino o grande desafio é estimular de forma adequada o processo de leitura e escrita, caminho essencial para o despertar da cidadania e a construção do ser. “A partir do estimulo à leitura e escrita, permitindo a construção de valores, facilitando o crescimento pessoal e o desenvolvimento social dos jovens engajados no Projeto.” (Cavalcanti, 2002)
O trabalho diferenciado de interação entre o leitor e o texto, realizado nas oficinas, é desenvolvido pela leitura livre, hora da história, dramatizações e produções literárias e artísticas. As ações são pensadas e se materializam no plano de trabalho vivenciado a cada oficina, dando margem para a flexibilidade e as adaptações necessárias
Segundo Nóvoa (2001), “O querer aprender, cada vez mais, é uma escolha do professor por sua formação continuada, como agente central na reflexão educacional e na resignificação de sua prática”.
“Formar leitores é compromisso da família e da escola. Também deve fazer parte dos interesses de toda a comunidade, pois uma sociedade não letrada, ou mesmo formada por leitores funcionais, está fadada à condição de miséria e indignidade.
Nunca a questão da formação de leitores foi tão discutida como nos dias atuais, até porque se entende que o desenvolvimento de uma nação depende do nível de letramento dos seus habitantes. “Não existe país livre e desenvolvido sem investimentos na educação e na leitura.” (Cavalcanti, 2002: p.2)

Essa é uma questão já posta por autores como Paulo Freire, Emília Ferreiro; Ana Teberosky; Joana Cavalcanti, dentre outros. No entanto, sabe-se que fica muito distante a garantia do letramento de grande parte da população brasileira, pois permanecem os altos índices de repetência nas séries iniciais, diretamente ligados à dificuldade que a escola tem de ensinar a ler e a escrever.
O trabalho feito por professores não leitores pode prejudicar o vínculo da criança com o livro, pois quem não garimpa livros antes da indicação e da adoção, nem sempre vai escolher títulos realmente capazes de sensibilizar os alunos”, diz Sueli Cagneti, professora de Literatura Infantil e Juvenil da Universidade da Região de Joinville (SC). Elizabeth Serra, pedagoga e Secretária Geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, concorda e acredita que a escola deve promover grupos de leitura entre professores, como parte de um projeto de formação continuada (grifos do coordenador).

Nas minhas próprias Oficinas ministradas, confirmei as observações acima, e fui desenvolvendo uma metodologia mais aproximada à realidade observada, sempre objetivando uma relação custo/benefício entre coordenador e inscritos que nos torne melhores e mais profícuos em nossas atividades. Esta relação segue sendo prioritária e essencial no prazer de aprender. 

________________________________________________________


VINICIUS  JOSÉ  JARDIM






● Arte-Educador pela Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi de Presidente
  Prudente (Núcleo HQ – Literatura)
● Autor dos livros: “O Caso da Onça de Oito Patas” (Agbook, SP, 2010)
                            “Contos Infantis Imponderáveis” (Agbook, SP, 2010)
                            “Produção de um Livro Infantil” (Agbook, SP, 2010)
● Técnico da Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi de Presidente Prudente;
● Representante regional do I Congresso Estadual de Escritores do Interior
   (Baurú- 02/10/89);
● Autor do livro infanto-juvenil "O Fim-do-Mar-Sem-Fim"
● Programador Visual concursado da Fundação Prefeito Faria Lima –CEPAM (Centro de  Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) no período
● Autor de Quadrinização do "Lote Clandestino" (Governo Franco Montoro), projeto estadual de conscientização comunitária.
● Autor da Quadrinização do livreto "Esgotos", para o município do Pau Arcado (SP), conscientização comunitária de destinação de dejetos (FPFL-CEPAM)
● Autor do material de Divulgação e Quadrinização didática do "Redescobrindo o Interior" (Governo Franco Montoro) pela Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam)                                                 
● Autor da Quadrinização do "Projeto Barra do Turvo"  (Fundação Prefeito Faria Lima- CEPAM), cartilha didática de conscientização de solução de escoamento de safra dos Pequenos produtores de feijão do Vale da Ribeira, em apoio à Secretaria da Agricultura (DIRA e Abastecimento) e Sudelpa - Março de 1984-SP.
● Curso Superior - Comunicação Visual (Desenhista Gráfico) – Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP-SP   Graduado em 1974 (também em Fotografia com Derly Barroso)
● Premiações: nas áreas de Literatura, Comunicação Visual e Fotografia

___________________________________________________________

Dia 22 de Junho de 2012 - Primeira aula de Incentivo a leitura - Coordenação:Vinicius Jardim
Apresentação do Projeto e do coordenador: Nelma Mélo representando o Clube do Meio Artístico
Fotos feitas com câmera comum - Fotógrafia não professional

















Nenhum comentário:

Postar um comentário