Lançamento do livro do Prof. Benjamin Resende - "Raizes Prudentinas III" - coquetel realizado no Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente - SP, no dia 23 de Março de 2013. Participação dos alunos dos cursos de Incentivo à leitura e Teatro de Tablado - Coordenados por Vinicius Jardim e Nelma Mélo dentro do Projeto Revelando Mirante (Junho 2012 a Março de 2013) - Parceria entre a SECULT de Mirante do Paranapanema, Energia Social e Clube do Meio Artístico.
Fotos: Vinicius Jardim
_____________________________________________________________________________________________________________________________
Incentivo à Leitura - 22-03-2013 - Coordenação: Vinicius Jardim - Fotos Gisele Carneiro
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Incentivo à leitura - 08 de Março de 2013 - Coordenação: Vinicius Jardim- Part. Benjamin Resende
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Incentivo à leitura - aula do dia 01 de Março de 2013 - Coordenação: Vinicius Jardim]
Fotos enviadas pelo coordenador
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula do dia 22 de Fevereiro de 2013 - Coordenação: Vinicius Jardim.
Aula do dia 22 de Fevereiro de 2013 - Coordenação: Vinicius Jardim.
Fotos enviadas pelo coordenador
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula do dia 15 de Fevereiro de 2013 - Coordenação: Vinicius Jardim.
Fotos enviadas pelo coordenador
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(Texto do e-mail enviado por Vinicius Jardim) -
Pessoal,
foi muito bom o nosso
reencontro. Melhor ainda os resultados e o novo direcionamento dos trabalhos,
que vi tomar corpo. Ótimo ver como Denilda, Andréia, Adriana e Ana Paula deram
um show nos relatos e depoimentos, além da participação de toda a classe como
ouvintes e incentivadoras. Desnecessário dizer que agradecemos muito pela
contribuição que deram ao nosso aprendizado sobre viver e vencer. Esperamos do
fundo do coração que a recíproca também esteja acontecendo, e que estejamos
sendo úteis para ampliar ainda mais seus caminhos.
Sexta feira vindoura
estaremos mais uma vez aí, para mais uma rodada!
Um grande abraço.
Vinicius J. Jardim
Fotos enviadas pelo Coordenador Vinicius Jardim
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula do dia 14 de Dezembro de 2012 - Coordenação: Vinicius Jardim
Fotos cedidas pelo coordenador
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula do dia 09/11/2012 - Coordenação: Vinicius Jardim
Fotos cedidas pelo coordenador
E-mail enviado aos alunos:
Olá, pessoal,
Uma vez que todos estão
bastanteeeee descansados (segundo o Ruy Castro, o melhor dos feriados
prolongados é que a corrupção decai, pois nossa política entra em recesso),
vamos a uma relembrada do nosso último encontro (dia 09 de novembro), quando
falamos sobre o Anísio Teixeira, o pai da Nova Escola, figura de
grande porte da história da nossa Educação, e que eu considerava de suma
importância que vocês conhecessem mais aprofundadamente. Também falamos sobre sir Ken
Robinson, (um palestrante inglês que vem dando o que falar), repassamos a
trilha sonora da nossa peça "Sinfonia Sumaúma", já montada e
decupada.
Agora é hora de nos ocuparmos
com as próprias biografias e com o enxugamento do texto da peça.
E, talvez, falarmos sobre Lourenço Filho e Fernando Azevedo, mais
dois personagens que não podem ser deixados de fora quando o assunto é
Educação. E, quem sabe, possamos dar início à abordagem de uma série de
entrevistas rápidas de autores e críticos da nossa nova geração de escritores.
Quem sabe o fim de ano permita! Mas tudo está em pauta.
Anexo um texto para
reflexão da Eliane Brum, jornalista, escritora e documentarista, e um (Professor
sofre!) para vocês se divertirem (?!) - se puderem... além de fotos do
nosso último encontro.
Fiquem
em paz e até sexta.
Encontrar
com vocês é sempre uma alegria.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
qui 25/10/2012 22:48
Pessoal, boa noite,
como concordamos hoje, via
telefone, que nossa aula de amanhã fosse transferida para o Salão
do Livro aqui de Presidente Prudente, comunicamos então que não haverá o
encontro de amanhã.
Nossa idéia era encontrarmos
a Valéria e a Marcela Coladello, Contadoras e professoras da arte. Acabamos encontrando a Valéria
- que também faz Teatro - e vamos tentar algum meio de levá-la a
Mirante em algum de nossos encontros para troca de idéias e experiência. No
Salão, também acertei de enviar a vocês a trilha sonora da nossa peça para que
fossem se familiarizando com a história. Portanto, anexo aí:
1- as fotos
tiradas no Salão;
2- a trilha
sonora da peça (é só uma base, e tem 7,5 minutos de duração).
3- a última versão
do roteiro.
Por favor, leiam o
roteiro e depois escutem a trilha sonora, para que possam ir encaixando na
mente o espírito, o clima da peça.
Vale pedir ajuda aos filhos e
amigos para inclusive reescrever a história como entenderem ou como pensam que
deveria ser. Toda contribuição será bem-vinda!
Bom fim de semana a todas.
Teremos mais um fim de semana sem encontro no feriado de Finados, espero que
dediquem um pouco de tempo ao "dever de casa" :-)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Boa noite, parceiras!
Não via a hora de sentar aqui
e dizer para todas vocês que - conseguiram - sim...:-)
Conseguiram nos emocionar
tanto que viajamos até aqui com o coração apertado, pois queríamos dizer tanta
coisa que não dissemos... os franceses têm uma expressão para isso,
"descendo as escadas" - significa que a gente só pensa naquela
resposta boa quando já estamos "descendo as escadas",
entendem?. De qualquer forma, queremos dizer que, mais que uma aula, foi uma
carinhosa e tocante homenagem a que prepararam para nós pelo dia dos professores.
Quem dera fossemos mesmo professores, seus colegas, no sentido
estrito da palavra, com a grandeza da dedicação dia-a-dia como as de vocês no
seu trabalho. Somos meros (e orgulhosos) educadores. Sabemos da luta que
desempenham e ficamos muito felizes e gratos pela oportunidade de repassar o
(sempre) pouco que sabemos para ampliarmos seu repertório de conhecimento, e
aprendermos com vocês o valor da semeadura em terra fértil. Queremos que saibam
que, a cada encontro aí, fica mais difícil deixá-los e à sua contagiante
alegria de viver. Mas fica cada vez mais fácil voltar ;-)
Anexo as fotos do encontro e da nossa
comemoração. Logo envio os outros anexos prometidos, a entrevista com a mulher
do cabo Bruno, o jogo do jornal, que ensina os passos para a confecção
de um jornal de forma bem didática, e alguns outros artigos que andei
selecionando para vocês. E, claro, anexei também o cartão da homenagem,
para que a cada dia me lembrem que preciso melhorar muito para me fazer
merecedor das suas expectativas.
É preciso ainda dizer, para
efeito de registro, que estou editando a trilha sonora da nossa peça e
aguardando os textos prometidos por vocês. Foi ótimo termos repassado o texto e
as cenas. Também foi ótimo comungar a reação de vocês ao clipe SINAIS,
é sempre bom sentir que estamos todos na mesma consonância espiritual. O clipe
sempre me emociona também.
Estendam nossos
agradecimentos a todas as crianças que tem comparecido e contribuído com nossas
atividades.
Estamos com sodades de
todos vocês - desde já...beijos mis!
Vinicius J. Jardim
___________________________________________________________________________________________
Incentivo à Leitura - aula do dia 11 de Outubro de 2012
Fotos enviadas pelo coordenador
______________________________________________________________________________________________________________
Incentivo à Leitura - aula do dia 05 de Outubro de 2012
Fotos e vídeo enviados pelo coordenador
__________________________________________________________________________________________________
Incentivo à Leitura - aula do dia 28 de Setembro de 2012
Interdisciplinaridade com Rico Escultor (Artes plásticas)
Fotos cedidas pelo coordenador - Vinicius Jardim
E-mail enviado pelo coordenador aos alunos:
Pessoal, boa
noite,
A todos que
prestigiaram nosso convidado, nosso encontro e “meteram a mão na massa”
(literalmente), muito obrigado.
Escrevo com a
premissa de reiterar o que expliquei no encontro, a intimização com argila
torna a criação de personagens (para Contação ou exercício de criatividade ou
mesmo como mero passatempo) mais dinâmica e mais atrativa. E em classe, vão se
sentir mais aparelhados para agregar crianças às atividades de leitura. Que tal
reproduzir as histórias que conta ou ouve, em argila?
E foi, basicamente,
para reproduzir nossa “Sinfonia da Terra” em argila que tiveram a
experiência maravilhosa (que todos tivemos) no encontro com o Rico. Quem
sabe os desdobramentos que poderemos obter com o aprendizado?
Anexo as fotos em dois emails, devido ao
tanto de fotos, tantas que não couberam num só que, acredito, vão gostar de
guardar. Também anexo os slides (no 2º email) do mestre Vitalino,
um mestre na arte de “contar história com barro”, e que vimos em
classe, porém estavam tão imersos na atividade que acredito não tenham atentado
o suficiente para as belas criações do artista. Agora podem rever sempre que
desejarem, certo? Abaixo, uma biografia bem sucinta e objetiva que catei na
rede, para vocês:
Vitalino (1090-1963) foi
um artista popular brasileiro. Seu estilo é copiado por muitos artesãos no
Brasil. Vitalino Pereira dos Santos nasceu em Caruaru. Filho de lavrador e
de uma artesã que fazia panelas de barro. Aprendeu o ofício com a mãe e usou os
restos do barro para fazer pequenos animais e vende-los na feira.
Em 1930, começou
a trabalhar com modelos humanos. Ofereceu seus trabalhos na feira de Caruaru, o
que tornou maior a movimentação no lugar. Deve-se à Vitalino o aumento de
turistas e visitantes na cidade de Caruaru, além da cidade levar o nome de
“capital dos ceramistas”. Em 1947, o pintor Augusto Rodrigues tomou
conhecimento da arte de Vitalino e organizou no Rio de Janeiro a 1º Exposição
de Cerâmica Pernambucana, evento que deu fama à Vitalino. Das obras
catalogadas de Vitalino, destacam-se as peças: “Casa de Farinha”, “Zabumba”,
“Lampião e Vaquejada”.
Morreu em
Caruaru, 1963. É considerado um dos maiores artistas da história do Brasil.
Na próxima sexta,
a priori, retomamos a rotina da nossa programação, porém, caso “nosso”
consultor convidado em matéria de teatro, o ator e diretor Hilton Ferreira,
consiga um espaçozinho em sua agenda, vamos ver se avançamos um pouco mais na
produção prática da nossa peça...
Parece que
vem aí um mês com alguns feriados difíceis de driblar. Mais uma vez, vamos
depender da disponibilidade e expediente de vocês para que consigamos remarcar
as datas dos nossos encontros. Por favor, pensem antecipadamente, entrem em
acordo para que possamos cientificar nossos patrocinadores.
Mais uma
vez, agradecemos o interesse e motivação que têm demonstrado com nossa oficina.
O clima de alegria e integração que tivemos por todo o período da atividade foi
contagiante e animador. Repito, estar com vocês e compartilhar informações é um
grande incentivo e um grande prazer.
Vinicius J. Jardim
Vídeos e fotos cedidos pelo coordenador Vinicius Jardim
_____________________________________________________________________________________________________________
Incentivo à Leitura - aula do dia 20 de Setembro de 2012
Interdisciplinaridade com Rico Escultor (Artes plásticas)
Fotos e vídeos cedidas pelo coordenador - Vinicius Jardim
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
Incentivo à Leitura - aula do dia 14 de Setembro de 2012 - Interdisciplinaridade com João (Música) e Rico (Artes plásticas) Coordenação Vinicius Jardim
_________________________________________________________________________________________________________
Incentivo à Leitura - aula do dia 31 de Agosto de 2012 - Coordenação Vinicius Jardim
Pessoal,
bom dia,
Desnecessário falar sobre o encontro maravilhoso que
tivemos na última sexta, pois deixei isso bem claro na despedida. Venho
tentando há anos incluir numa oficina especialidades artísticas diversas, interdisciplinaridade,
para experimentar a dinâmica. Acredito que tenham presenciado tanto quanto
saboreado o efeito, o ânimo maravilhoso que causa em nós. Também quero crer que
souberam apreciar a sinergia que uma atividade empresta à outra. Foi ótimo
estar na companhia de toda(o)s vocês nessa “viagem”.
Como poderão ver nas fotos e nos clipes, no rosto de todos
nós transparece a alegria e a vibração do momento único que compartilhamos.
Agradeço demais a todos, principalmente, claro, ao Rico e ao João,
que nos brindaram com suas presenças. Eles também curtiram muito ter estado aí.
O que tivemos, então?
No pouco tempo de cada encontro que dispomos viram brotar
um pequeno Coral que o tempo se encarregará de amadurecer e dar frutos, desde
que o prestigiem e incentivem em suas próprias atividades como educadores.
Também aprenderam como criar de uma fibra de palma a figura de um grilo, (e por
que não outra ave ou animal qualquer?) que poderá proporcionar a tod(a)os
momentos inesquecíveis numa atividade de classe. E também, algumas de vocês
(com certeza repassarão o aprendizado às colegas), tiveram a oportunidade de
acompanhar o nascimento de uma peça teatral em que todos, de uma forma ou
outra, quando o momento certo surgir, terão a oportunidade de incrementar e
atuar.
E o que vem aí?
Na próxima Quinta, 20 de setembro (em virtude
de um compromisso de vocês combinamos adiantar nossa aula), estaremos, eu e
nossos convidados, novamente aí, para “passarmos a régua” nas atividades que
rolaram na última sexta. E terá de ser rapidamente, tragam as dúvidas
objetivamente, pois devemos evoluir para a confecção dos caxixis
de contação e marcação de ritmo e, portanto, vamos precisar do material,
cabaças e fitas, que vocês devem providenciar aí. A Adelina também vai nos
auxiliar na tarefa da urdidura das fitas. Então, SE sobrar algum
tempo, o Rico deve tentar repassar um aprendizado básico de escultura em
argila, para vocês se aprimorarem na arte de construção 3D de
personagens. Também condicionalmente, caso a faculdade o permita, o João
dará continuidade à formação do Coral infantil para peças infantis. E eu
e a Rosa, a Silvana, a Sônia e a Liliane vamos
evoluir a criação da nossa peça de mostra de Incentivo.
Nossos módulos “Minha História”, Animação Infantil,
Biografia, Filme Educacional devem então retornar na semana seguinte a esta. Os
feriados que estão se aproximando limitam muito nosso progresso programático,
solicito encarecidamente que não faltem a nenhum encontro, como sabem estamos
fazendo todo o possível para driblar as dificuldades que o calendário impõe,
mas sem a cooperação e o empenho de todos vai ser muito difícil conseguir nosso
intento. Teremos pela frente o feriado da padroeira de Mirante, o dia dos
Mortos e da padroeira do Brasil, além das incertezas das festas eleitorais,
Natal e Ano-Novo e sabem-se lá mais quantas reuniões de classe, etcétera... temos o dever, ademais ético e moral, de respeitar e
agradecer iniciativas e investimentos como os dos nossos patrocinadores em
Cultura, num país desacreditado nesta área, e a melhor contrapartida que, NÓS, maiores beneficiados, temos a prestar é fazer valer, dando retorno a cada centavo investido. Vale um sacrificiozinho de todas as partes,
não acham?
Anexos a este relatório:
1. A entrevista da Tatiana Belinki em MP3
(não é filme, é áudio).
2. O texto básico
da nossa peça teatral (o título é provisório, o texto também). Caberá a vocês a
forma final do roteiro. O que criei está na forma mais rudimentar possível.
Para quem se interessar em ir mais a fundo, pode pesquisar aqui: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html
(tem um material extenso, bem didático, excelente, sobre o tema). Lembrando
também que estou me empenhando em viabilizar a ida de mais um convidado, de
teatro, para nos honrar com sua presença e ensinamentos.
3. Trilha sonora sugerida para as cenas da peça,
todas em MP3, já: Passaredo (Chico Buarque e Francis Hime), e a clássica
Cavalgada das Valquírias (Richard Wagner), já mixada com ruído
incidental de tempestade para a cena final da peça. Além dessas, teremos a Linguagem
dos Passarinhos, do Juraildes da Cruz, e a Fli, Flai, adaptação
minha do cancioneiro escoteiro, que estão sendo ensaiadas pelo João e
que devo gravar no próximo ensaio do nosso Coral Infantil Incentivo de
Mirante (gostaram do nome?) J
4. Fotos e Clipes do nosso encontro, de minha
autoria e da De, obtidas da forma como foi possível...
Obs: Como o limite do gmail para anexos é de 25 MB, a
trilha sonora da peça e a entrevista da Tatiana seguem à parte.
É isso. Aguardo então - todas, todos vocês - na QUINTA,
dia 20 de Setembro, a partir das 5 e meia no Centro.
Abração!
_______________________________________________________
____________________________________________________
Depoimento do Coordenador do Curso Incentivo à leitura - Vinicius Jardim
___________________________________________________________________
Vídeo fornecido pelo Coordenador Vinicius Jardim.
http://www.youtube.com/watch?v=hi5LO-gq2zo&feature=youtu.be
Aula do dia 24 de Agosto de 2012 - Coordenação: Vinicius Jardim
Fotos cedidas pelo coordenador
Oi, pessoal,
cá estamos mais uma vez (na
verdade, um pouco mais atrasado do que eu gostaria, dessa vez), porém precisava
de um tempinho mais longo para avaliar nosso progresso do último encontro.
Mais uma vez, quero
agradecer a todos pela participação magnífica que têm proporcionado à nossa(s)
atividade(s), cada vez mais animadinhas, né mesmo? Então, tivemos o prazer de
um conto de fadas encenado por mais um grupo, paramentado com esmero. Foi
ótimo, como o da semana retrasada, e sabem por que?
Porque estão interagindo
melhor, se expondo umas às outras, tornando nosso convívio mais alegre e
positivo. Em suma, mostrando todo potencial que tem e gostando!
Que coordenador não sonha
com alunos assim?!
Mãããsssss...hehehe...que
coordenador seria eu se não exigisse mais, não é mesmo? Então vamos lá: espero
que se recordem do que solicitei, que precisamos falar também das nossas
raízes (no caso, Mirante e origens), do que nos diz respeito, das nossas
(suas) experiências, das coisas da nossa (sua) gente e nossa terra
(sua)! É muito importante isso, pois são educadores multiplicadores e
têm a oportunidade de repassar valores para os futuros cidadãos que hoje
ocupam suas salas de aula. O que significa que podem ser agentes de mudança na
construção de suas auto-estimas e compreensão do mundo.
Não é o que as sementes
representam? J
Reflitam a respeito. Para, a
partir da próxima sexta, cada uma fale sobre si, o que quiser,
por 10 minutos, certo? Vamos descobrir boas histórias assim, aposto.
Vamos repassar o que rolou
na última sexta. Vocês viram (além da apresentação do grupo), um pequeno filme
(Você tem medo de dizer Eu te amo?) sobre sensibilidade e necessidade de
se comunicar para até mesmo descobrir um grande amor. Por todo chá da
China! J . Percebi que as
garotas adoraram! Também viram “História das Coisas”, sobre como as coisas são
idealizadas e produzidas, o preço que custam e como podemos interferir para o
bem do planeta e nós mesmos. E me aguentaram explicar o sentido que o filme
faz no nosso trabalho pelo conhecimento que transmite sobre nosso mundo
e como isto nos enriquece como educadores.
E conheceram o pau de
chuva e o caxixi, instrumentos de percussão que podem ser
muito uteis em Contação, assim como o meio de construí-los de forma sustentável
reciclando materiais. E também já têm uma noção de Percussão Corporal,
exemplificada pelo Fernando e o Rico através de um clipe. E sabem que nosso
corpo produz música e ritmo de alta qualidade.
Deste módulo, temos a
participação da Sônia, nomeada monitora da criançada que vem
frequentando nossos encontros e do Osnam, como organizador da equipe
formada pela Rafaela, Jéssica, Ana Luíza, Tainá(s),
Maria Antônia ...etcetera...e ficou estabelecido que as garotas
vão dar acabamento no pau de chuva e o Osnam deve, com a
assessoria de um adulto e as ferramentas artesanais que deixei aí, tentar
reproduzir os instrumentos. E a Adelina vai dar uma mão na confecção dos
Caxixis na sexta próxima. Como teremos um feriado dia 7, temos um bom prazo
para conseguirmos cumprir a missão, certo?
Sobre nosso próximo
encontro:
Além da tradicional
apresentação do grupo de Contação e Criação de Histórias, e do novo
“quadro” da vida de cada um de nós, vamos dar continuidade ao papo da confecção
de um jornal (lembram?) e achar um tempo para formatar seções e estabelecer uma
pauta, ok? E não vou esquecer de mais um ou dois clipes de fazer chorar adultos
e crianças...além de voltarmos à Tatiana Belinki, se os carros de som da
política permitirem J
Filmes que vão assistir na
sexta:
“Potências de dez”
Como a ciência mede as
coisas? Metros, quilometros, angstrons, ano-luz. O tamanho do universo é
relativo. O espaço é infinito com infinitas galáxias. Outros coisas como nossos
corpos também são compostas de células, atomos, quarks e outras microparticulas
tão ricas que são microuniversos, galáxias inteiras.
Neste tema os designers
Charles and Ray com ajuda da IBM, nos leva a uma viagem medida através de
potências de 10 (entre 10 elevado a 24 e 10 elevado a -16). Assim sairemos da
Terra e passearemos pelo espaço, sairemos da Via Láctea, do Sol, entraremos em
diversas galáxias, nebulosas e viajaremos em diversas dimensões.
Depois apreciaremos uma
viagem de volta a Terra com o novo objetivo, adentrar um átomo de carbono
dentro da mão de um terráqueo, e passaremos por células, atomos, capilares e
outras estruturas.
Este convite educativo e
científico ainda hoje fascina e mostra que ciências complicadas como
astronomia, física, química e matemática podem ser divertidas.
Charles e Ray
Eames foram um casal de arquitetos/designers que inauguraram uma estética
nova na construção de brinquedos e experimentação fílmica, além do grande
interesse em contribuir com a ciência.
Duração: 10 minutos.
________________________________________________________________________________________________________________
Áudio-Entrevista com
Tatiana Belinki.
Livro de cabeceira
Por incrível que pareça é
a Bíblia, o Velho ou o Novo Testamento é uma biblioteca! Qualquer lugar que
você abra, você achará alguma coisa interessante. É um livro fascinante. Além
do que, é um grande livro de pesquisa para qualquer trabalho.
E hoje o que você está
lendo?
“Você pensa que é
humano?” - Felipe Fernandez Arnesto.
Autores prediletos
É como meus compositores
de música, depende do dia depende, da hora, depende da minha vontade, da minha
disposição...
Segredo de uma boa
literatura infantil
Não esquecer de que foi
criança e ler muito. Ter olhos para enxergar não só para ver. O cotidiano é tão
rico; olhar as coisas ao redor de nós.
Para encerrar, uma
poesia que você gosta
Eu brinco com o ritmo,
com a poesia e a criança adora brincar com as palavras. Nada melhor do que
estar rodeado por crianças. Eu só consigo brincar, sendo uma delas.
“Um grande estrondo, um
galho partiu-se no velho carvalho. O sapo aflito tentou pegar o mosquito. Se
despencou nesse galho” - Tatiana Belinky
Anexei
aí, como aperitivo, a biografia muito interessante da vida dessa
pioneira da dramaturgia brasileira. Aposto que vão adorar conhecê-la melhor.
Boa Viagem!
Também anexado um clipezinho do show da sexta
passada. Prá rirmos de novo! rsrsrs...
Aviso que, no nosso
blog, http://revelandomirante.blogspot.com.br/p/incentivo-leitura-coordenacao-vinicius.html o Clube do Meio Artístico teve a excelente idéia
(agradecemos muito, Jota e Nelma) de postar agora, também nossos comunicados,
além das fotos da Giselle - ótimas! (belo trabalho, Giselle, seus olhos são
profundos...) e as que conseguimos tirar razoavelmente, no olho do
furacão...
________________________________________________________________________________________________________________
Para as crianças (pequenas e
grandes), “Dia & Noite”, quando Dia, um companheiro do Sol, encontra
Noite, um desconhecido de humor nitidamente mais sombrio, e então faíscas voam!
Dia e Noite estão assustados e desconfiados, um do outro em primeiro lugar, e
rapidamente começam com o pé esquerdo. Mas eles descobrem que cada um deles tem
qualidades únicas – e percebemos que cada um deles oferece uma janela diferente
para o mesmo mundo – a amizade ajuda ambos a ganharem uma nova perspectiva.
O curta-metragem (6
minutos) mistura cenas em animação tradicional, com cenas em 3D, e a trilha
sonora é assinada pelo vencedor do Oscar, Michael Giacchino. A estréia de “Dia
& Noite” ocorreu junto com "Toy Story 3".
E mais esta historinha
animada maravilhosa, de 6 minutos:
“Em um mundo controlado e
com o tempo marcado pela luz, um homem comum tem um plano que pode mudar o
destino”.
________________________________________________________________________________________________________________
E, guardado na manga, um
filme sobre Machado de Assis, nosso grande nome literário. Veremos se
conseguirmos parar o Sol. Ou fica mais para a frente...
Nossa, quanta coisa dessa
vez! Espero que consigam ler tudo. Como já disse, têm a vida toda prá isso.
Aguardo vocês lá. Abraços saudosos
a todos...adoramos vocês.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pessoal, boa tarde. (Por; Vinicius Jardim - Coordenador do curso de "Incentivo à leitura"
e-mail recebido em dom 19/08/2012 20:02h
Pessoal, boa tarde. (Por; Vinicius Jardim - Coordenador do curso de "Incentivo à leitura"
e-mail recebido em dom 19/08/2012 20:02h
Agradabilíssimo nosso último encontro, com a participação
“extra” das crianças e da graça da dona Neusa, a vovó contadora de histórias,
que abrilhantaram a noite. Ótimo, estamos pondo “algumas carroças na frente de
alguns bois” J , mas nada que
comprometa nossos objetivos. Pelo contrário, a cada dia o entrosamento, a
dedicação e a alegria de compartilharmos algumas horas prometem um belo
aproveitamento de todos.
Não nos esqueçamos da menina Tainá, criada na arte da
contação pela vó Neusa – queremos criar muiiitas Tainás contadoras pelas
escolas afora!
Assistimos à estréia cênica do primeiro grupo, que apresentou
uma história infantil. E chegamos a algumas conclusões:
1- Vamos criar as nossas
próprias histórias. Podem ser simples, sem estruturas complexas, mas que
falem do que é importante para nós aqui do interior, das nossas emoções, do
nosso folclore, de tudo que toca à gente da nossa terra (como d. Neusa ensinou
na sua contação).
2- Assim que cada grupo
apresentar sua história (um a cada encontro, de 15 minutos), irá escrevê-la
para reunirmos todas numa coletânea de contação.
3- Quando todos tiverem
se apresentado, irão, um grupo por vez a cada encontro, reapresentá-las,
adicionando outros elementos de refinamento: som, iluminação, dramatização,
figurinos, etc. até formarmos um espetáculo.
Qualquer dúvida, a gente conversa na próxima sexta e resolve,
certo?
No encontro assistimos ao “A Menina Que Odiava Livros”, que
acredito ter agradado a todos, aprendemos que ilustrações e cenários bem
simples funcionam perfeitamente quando coloridos com cores vibrantes e até
mesmo irreais e assistimos à organização do grupo de contação de Rancharia.
E lançamos mais um desafio da língua:
Um homem rico estava muito mal de saúde. Pediu caneta e
papel e escreveu assim:
“Deixo meus bens à minha irmã não ao meu sobrinho
jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres.”
Morreu antes de fazer a pontuação. Afinal, a quem ele
deixou a fortuna? Eram quatro concorrentes: a irmã, o sobrinho, o alfaiate e os
pobres.
O escrito chegou às mãos deles e cada um fez a pontuação
que lhe conveio, a fim de receber a herança. Então coloque a pontuação e diga
quem ficou com a herança.
A Sonia, como eu, viu quatro maneiras diferentes:
Pra irmã: Deixo meus bens à minha irmã, não ao meu
sobrinho, jamais será paga a conta do alfaiate, nada aos pobres.
Para o sobrinho: Deixo meus bens à, minha irmã não,
ao meu sobrinho, jamais será paga a conta do alfaiate, nada aos pobres.
Para o alfaiate: Deixo meus bens à, minha irmã não,
ao meu sobrinho jamais, será paga a conta do alfaiate, nada aos pobres.
Aos pobres: Deixo meus bens à, minha irmã não, ao
meu sobrinho jamais será paga a conta, do alfaiate nada, aos pobres.
Vocês estão ficando afiados nisso, então vamos a mais um:
Falta um ponto para dar sentido à frase. Você sabe
pontuar?:
UM
FAZENDEIRO TINHA UM BEZERRO E A MÃE DO FAZENDEIRO ERA TAMBÉM O PAI DO BEZERRO.
Bom divertimento J
Anexado aí, vocês tem um “Almanaque de Brincadeiras” que
deve ser de muita utilidade a todos. Também anexei um conto do Lobato que venho
prometendo e esquecendo já faz algum tempo, um exemplar da revista Leituras e
dois textos de um cara (Celso Sisto) que vocês precisam conhecer e
lembrar sempre! Por que? Leiam e
saberão.
Quero encerrar aqui agradecendo a participação da Jéssica,
das Tainás, da d. Neusa, Rafaela, de todos os outros(as)
de quem não lembro o nome, dos novos alunos que se juntaram a nós (Sílvia,
Janete e Maria Aparecida) e um muito obrigado para Ana Paula, que me
cobrou um analista por ensinar que todos somos pó das estrelas que, aliás,
muitas das quais vemos mesmo depois de mortas J E pela alegria que me deu ao descobrir um escorpião de
coração vermelho (o qual eu havia mencionado em aula) no céu do assentamento
onde mora.
Porque tocou meu coração saber que toco nos seus. Um grande
abraço.
P.S. (as fotos estarão logo, logo em http://revelandomirante.blogspot.com.br/ )
_________________________________________________________
Curso "Incentivo a leitura" aula do dia 10/08/2012-Coordenação: Vinicius Jardim.
Fotos cedidas por: Vinicius Jardim
__________________________________________________________
Curso "Incentivo a leitura" aula do dia 03/08/2012-Coordenação: Vinicius Jardim.
Fotos cedidas por: Vinicius Jardim
______________________________________________________________
Curso "Incentivo a leitura" aula do dia 27/07/2012-Coordenação: Vinicius Jardim.
Fotos cedidas por: Vinicius Jardim
______________________________________________________________________
Aula - 20-07-2012 - Incentivo a Leitura - Coordenação: Vinicius Jardim
Fotos: Nelma Mélo
Incentivo a Leitura - Coordenação: Vinicius Jardim
Contatos com o Professor do curso:]
MSN: vjjardim@bol.com.br
email: vjjardim@gmail.com
Vinicius Jardim
(018) 3222-4395
9111-8781
Presidente Prudente-SP
(018) 3222-4395
9111-8781
Presidente Prudente-SP
Incentivo à Leitura
Só pode ensinar leitura quem gosta de
ler. Tencionamos, na
atividade, desenvolver o gosto e o apreço pela leitura e pela produção de
textos.
Com
certeza, todos os inscritos finalizarão o curso muito melhores do que
iniciaram.
No primeiro
mês, cada inscrito será avaliado pelo coordenador, individualmente, com o
objetivo de detalhar o andamento subsequente do curso de forma produtiva, dando
margem para a flexibilidade e as adaptações necessárias.
Criarão
textos, exercitarão contação e utilizarão recursos cênicos para transmitir
idéias e entendimento de escrita. Darão vida a personagens que criarão,
utilizando todos os sentidos.
Todas as
atividades poderão ser multiplicadas em salas de aula em seus trabalhos como
educadores.
Os módulos
mensais contemplam interpretação de textos, projeção de filmes alusivos e
atividades dinâmicas.
Material necessário:
Papel
sulfite e caneta ou lápis e borracha;
Pasta
arquivo para cada inscrito.
Equipamento:
Multimídia
(e operador) em todas as aulas.
EMBASAMENTO DA ATIVIDADE:
“O foco das atenções
da UNESCO se concentra, neste momento, em procurar reverter outro quadro
revelador da exclusão de milhares de jovens nos processos de desenvolvimento
como cidadãos: a grande maioria deles termina o curso do ensino fundamental sem
saber ler e segue o nível médio sem as competências mínimas para a leitura. Sua
capacidade se resume a apenas reconhecer palavras, muitos não tem condições de
compreender um texto para discorrer sobre o que acabam de ler.
Reconhecendo essa
lacuna no ensino o grande desafio é estimular de forma adequada o processo de
leitura e escrita, caminho essencial para o despertar da cidadania e a
construção do ser. “A partir do estimulo
à leitura e escrita, permitindo a construção de valores, facilitando o
crescimento pessoal e o desenvolvimento social dos jovens engajados no
Projeto.” (Cavalcanti, 2002)
O trabalho
diferenciado de interação entre o leitor e o texto, realizado nas oficinas, é
desenvolvido pela leitura livre, hora da história, dramatizações e produções literárias e artísticas. As ações são
pensadas e se materializam no plano de trabalho vivenciado a cada oficina, dando margem para a flexibilidade e as
adaptações necessárias
Segundo Nóvoa (2001), “O querer aprender, cada vez mais, é uma escolha
do professor por sua formação continuada, como agente central na reflexão
educacional e na resignificação de sua prática”.
“Formar leitores é
compromisso da família e da escola. Também deve fazer parte dos interesses de
toda a comunidade, pois uma sociedade não letrada, ou mesmo formada por
leitores funcionais, está fadada à condição de miséria e indignidade.
Nunca a questão da
formação de leitores foi tão discutida como nos dias atuais, até porque se
entende que o desenvolvimento de uma nação depende do nível de letramento dos
seus habitantes. “Não existe país livre e
desenvolvido sem investimentos na educação e na leitura.” (Cavalcanti,
2002: p.2)
Essa é uma questão já
posta por autores como Paulo Freire, Emília Ferreiro; Ana Teberosky; Joana Cavalcanti,
dentre outros. No entanto, sabe-se que fica muito distante a garantia do
letramento de grande parte da população brasileira, pois permanecem os altos
índices de repetência nas séries iniciais, diretamente ligados à dificuldade
que a escola tem de ensinar a ler e a escrever.
“O trabalho feito por professores
não leitores pode prejudicar o vínculo da criança com o livro, pois
quem não garimpa livros antes da indicação e da adoção, nem sempre vai escolher
títulos realmente capazes de sensibilizar os alunos”, diz Sueli Cagneti,
professora de Literatura Infantil e Juvenil da Universidade da Região de
Joinville (SC). Elizabeth Serra, pedagoga e Secretária Geral da Fundação
Nacional do Livro Infantil e Juvenil, concorda e acredita que a escola deve promover grupos de leitura
entre professores, como parte de um projeto de formação continuada (grifos
do coordenador).
Nas minhas próprias
Oficinas ministradas, confirmei as observações acima, e fui desenvolvendo uma
metodologia mais aproximada à realidade observada, sempre objetivando uma
relação custo/benefício entre coordenador e inscritos que nos torne melhores e
mais profícuos em nossas atividades. Esta relação segue sendo prioritária e
essencial no prazer de aprender.
________________________________________________________
________________________________________________________
VINICIUS
JOSÉ JARDIM
|
● Arte-Educador
pela Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi de Presidente
Prudente (Núcleo
HQ – Literatura)
● Autor dos
livros: “O Caso da Onça de Oito Patas” (Agbook, SP, 2010)
“Contos Infantis Imponderáveis” (Agbook, SP,
2010)
“Produção de um
Livro Infantil” (Agbook, SP, 2010)
● Técnico da
Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi de Presidente Prudente;
● Representante
regional do I Congresso Estadual de Escritores do Interior
(Baurú- 02/10/89);
● Autor do livro
infanto-juvenil "O Fim-do-Mar-Sem-Fim"
● Programador
Visual concursado da Fundação Prefeito Faria Lima –CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração
Municipal) no período
● Autor de
Quadrinização do "Lote Clandestino" (Governo Franco Montoro),
projeto estadual de conscientização comunitária.
● Autor da
Quadrinização do livreto "Esgotos", para o município do Pau Arcado
(SP), conscientização comunitária de destinação de dejetos (FPFL-CEPAM)
● Autor do material de Divulgação e
Quadrinização didática do "Redescobrindo o Interior" (Governo
Franco Montoro) pela Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam)
● Autor da
Quadrinização do "Projeto Barra do Turvo" (Fundação Prefeito Faria Lima- CEPAM),
cartilha didática de conscientização de solução de escoamento de safra dos Pequenos
produtores de feijão do Vale da Ribeira, em apoio à Secretaria da Agricultura
(DIRA e Abastecimento) e Sudelpa - Março de 1984-SP.
● Curso Superior -
Comunicação Visual (Desenhista Gráfico) – Fundação Armando Álvares Penteado -
FAAP-SP Graduado em 1974 (também em
Fotografia com Derly Barroso)
● Premiações: nas áreas de Literatura,
Comunicação Visual e Fotografia
___________________________________________________________ Dia 22 de Junho de 2012 - Primeira aula de Incentivo a leitura - Coordenação:Vinicius Jardim Apresentação do Projeto e do coordenador: Nelma Mélo representando o Clube do Meio Artístico Fotos feitas com câmera comum - Fotógrafia não professional |
Nenhum comentário:
Postar um comentário