Projeto - Síntese




Oficinas culturais Mirante do Paranapanema – “Revelando Mirante”

1. INTRODUÇÃO: O Clube do Meio Artístico tem consciência de sua responsabilidade no desenvolvimento sustentável do planeta, hoje com diversos profissionais arte educadores com práticas em política de Sustentabilidade, nos direcionando para o caminho que consideramos correto: buscar o desenvolvimento de forma sustentável, preocupados não somente com o lucro, mas também com o futuro sócio ambiental e cultural de uma localidade.
O Clube do Meio Artístico trabalha com projetos sócios culturais, que beneficiam a comunidade por meio da valorização da cultura local da região, da promoção da cidadania e do incentivo aos novos talentos.
Nossa maior preocupação é motivar a integração das regiões onde atuamos, incentivando as produções locais e proporcionando troca de experiências. Além de apoiar a descoberta de novos talentos. Hoje um dos principais objetivos do Clube do Meio Artístico é contribuir para a popularização da arte e comprovação da cultura como importante instrumento de inclusão social.

2.  REALIDADE EM QUE O PROJETO VAI ATUAR: Mirante do Paranapanema possui um Centro Cultural dotado de boa infra-estrutura: biblioteca, sala de jogos, sala de vídeo, brinquedoteca, sala de videogame, parque infantil na área externa contendo: cama elástica, escorregador e balanço. Na área interna funciona o Tele centro contendo 11 computadores com acesso a internet wireless.
O principal problema que o projeto pretende enfrentar é a ampliação das atividades do Centro Cultural para atender a demanda da comunidade. Observa-se um processo crescente por atividades culturais como, por exemplo, dança, artes cênicas, incentivo a leitura e atividades físicas.
Criadas em 1986, as Oficinas Culturais são espaços destinados às atividades culturais que proporcionam oportunidades de aquisição de novos conhecimentos e novas vivências de experimentação e de contato com as mais diversas formas de expressão em cultura. As oficinas também possibilitam a formação de público e profissionais para o setor cultural.

3.  PÚBLICO ALVO: O Centro Cultural atende em seu espaço a diversos públicos com idades, etnias e classe variadas. Sendo Assim esse projeto deseja abranger uma grande quantidade da sociedade suprindo necessidades básicas de cultura, atingindo desde o público infantil a melhor idade, acrescentando atividades culturais a sua rotina diária.


Público-Alvo do Projeto Oficinas Culturais
Crianças e Pré-adolescentes
Adolescentes e Jovens
Adultos
Melhor idade
De 06 á 12 anos
De 13 á 29 anos
De 30 á 56 anos
De 57 e +

4.  JUSTIFICATIVA: O Município de Mirante do Paranapanema, pelo seu considerável acervo de cultura e tem uma grande gama de artistas populares, artesãos e movimentos culturais, tornando-se naturalmente apto a manter um grande projeto cultural.
Este projeto será um importante passo para a divulgação e promoção do acervo de cultura do município e para a manutenção das manifestações populares existentes.
Espera-se que saiam do evento os caminhos para que a cultura integre definitivamente como importante atrativo do produto cultural regional, para que nossos valores e o nosso jeito de viver e fazer faça a diferença no desenvolvimento social da região.
O importante é que trabalhemos para que os resultados da cultura sejam democraticamente distribuídos por todas as camadas da população, priorizando aquelas onde as manifestações da cultura popular são mais vibrantes, fazendo com que todos cumpram o papel de fortalecimento da cultura local, a partir da possibilidade da geração de emprego e distribuição de renda e seja um instrumento na luta contra a exclusão social.

5. OBJETIVOS:
5.1. GERAL: Ampliar as atividades do Centro Cultural para atender a demanda da comunidade.
5.2. ESPECÍFICOS:
● Resgatar os valores da história da região e suas tradições;
● Enfatizar a preservação como um processo dinâmico de valorização das criações e recriação de experiências;
● Valorizar papel dos pioneiros como fonte de conhecimento;
● Promover o contato e a troca de experiências,
● Trazer à tona diferentes modos em que à cultura foi pensada e vivida pelos diferentes tipos de grupos sociais,

6. DADOS TÉCNICOS:
6.1. NOME DO EVENTO: Oficinas culturais Mirante do Paranapanema
6.2. EIXO TEMÁTICO: A Cultura como Instrumento na Luta Contra a Exclusão Social
6.3. LOCAL DE REALIZAÇÃO: Centro Cultural Mirante do Paranapanema - SP
6.4. PÚBLICO ALVO: O Centro Cultural atende em seu espaço a diversos públicos com idades, etnias e classe social variada. Sendo Assim esse projeto deseja abranger uma grande quantidade da sociedade suprindo necessidades básicas de cultura, atingindo desde o público infantil a melhor idade, acrescentando atividades culturais a sua rotina diária.
6.5. EXPECTATIVA DE PÚBLICO:
DESCRIÇÃO
Horas/aula
Quantidade de Turma
Alunos por Turma
Oficina Patchwork
160
01
25 Alunos
Oficina Incentivo a Leitura Infantil
160
01
45 Alunos
Dança Nordestina
80
01
25 Alunos
Danças japonesas
80
01
25 Alunos
Teatro de Rua
80
01
25 Alunos
Teatro de tablado
80
01
25 Alunos

6.6. PROGRAMAÇÃO TÉCNICA:
6.6.1. OFICINAS: Serão oferecidas 06 oficinas de forma gratuita para todos os interessados, sendo elas: Oficina Patchwork (180 H/A), Incentivo a leitura infantil (180 H/A), Danças nordestinas (80 H/A), Danças Japonesas (80 H/A), Teatro de Rua (80 H/A) e Teatro de tablado (80H/A).


7. CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO: Uma ação cultural necessariamente deve causar impacto na comunidade e na formação dos participantes. Muitas vezes não é possível reconhecer na proposta uma ação fundamentada em pesquisa e diagnóstico, coerente com a realidade do público-alvo e capaz de provocar impactos duradouros na formação dos alunos e na comunidade. Às vezes o plano de ação é estruturado para atender somente às necessidades do professor e do aluno, sem levar em conta de forma decisiva as demandas da comunidade e o potencial de impacto e transformações na comunidade externa é reduzido.
Entende-se por transformação a mudança concreta de algum aspecto da comunidade. Por exemplo: um curso de teatro que trabalha deve deixar como semente a criação de um grupo teatral na localidade e pelo menos um profissional da comunidade capaz de continuar com o projeto de forma auto sustentável. Quando isto não acontece é necessário que sejam reavaliados os objetivos e a metodologia do Projeto. Deste modo o nosso o projeto será  medido em 3 níveis:
7.1. O Arte Educador:
Critério
Pontuação
Proposta/relatório com possibilidade concreta de transformação da realidade da comunidade
20
Proposta com possibilidade concreta de melhoria das condições da comunidade
10
7.2. A Comunidade:
Critério
Pontuação
A comunidade analisa o projeto e a execução do mesmo
20
A comunidade participa da elaboração e execução da ação
20
7.3. O Aluno:
Critério
Pontuação
Proposta do Arte Educador
10
Ação do Arte Educador diante da proposta
10
Clareza da prática
10
Clareza do início, da execução e do encerramento da ação
10
Clareza na perspectiva da ação conjunta com a comunidade
10
Possibilidade clara e eficiente de avaliação da ação
10

Nenhum comentário:

Postar um comentário