quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Incentivo à Leitura - Coordenação: Vinicius Jardim - Aula dia 17/08/2012


Incentivo a Leitura - Coordenação: Vinicius Jardim - Aula dia 17/08/2012

Pessoal, boa tarde. (Por; Vinicius Jardim - Coordenador do curso de "Incentivo à leitura"
e-mail recebido em dom 19/08/2012 20:02h

Agradabilíssimo nosso último encontro, com a participação “extra” das crianças e da graça da dona Neusa, a vovó contadora de histórias, que abrilhantaram a noite. Ótimo, estamos pondo “algumas carroças na frente de alguns bois” J , mas nada que comprometa nossos objetivos. Pelo contrário, a cada dia o entrosamento, a dedicação e a alegria de compartilharmos algumas horas prometem um belo aproveitamento de todos.
Não nos esqueçamos da menina Tainá, criada na arte da contação pela vó Neusa – queremos criar muiiitas Tainás contadoras pelas escolas afora!
Assistimos à estréia cênica do primeiro grupo, que apresentou uma história infantil. E chegamos a algumas conclusões:
1-    Vamos criar as nossas próprias histórias. Podem ser simples, sem estruturas complexas, mas que falem do que é importante para nós aqui do interior, das nossas emoções, do nosso folclore, de tudo que toca à gente da nossa terra (como d. Neusa ensinou na sua contação).
2-    Assim que cada grupo apresentar sua história (um a cada encontro, de 15 minutos), iráescrevê-la para reunirmos todas numa coletânea de contação.
3-    Quando todos tiverem se apresentado, irão, um grupo por vez a cada encontro, reapresentá-las, adicionando outros elementos de refinamento: som, iluminação, dramatização, figurinos, etc. até formarmos um espetáculo.
Qualquer dúvida, a gente conversa na próxima sexta e resolve, certo?
No encontro assistimos ao “A Menina Que Odiava Livros”, que acredito ter agradado a todos, aprendemos que ilustrações e cenários bem simples funcionam perfeitamente quando coloridos com cores vibrantes e até mesmo irreais e assistimos à organização do grupo de contação de Rancharia. E lançamos mais um desafio da língua:
Um homem rico estava muito mal de saúde. Pediu caneta e papel e escreveu assim:
“Deixo meus bens à minha irmã não ao meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres.”
Morreu antes de fazer a pontuação. Afinal, a quem ele deixou a fortuna? Eram quatro concorrentes: a irmã, o sobrinho, o alfaiate e os pobres.
O escrito chegou às mãos deles e cada um fez a pontuação que lhe conveio, a fim de receber a herança. Então coloque a pontuação e diga quem ficou com a herança.
A Sonia, como eu, viu quatro maneiras diferentes:

Pra irmã: Deixo meus bens à minha irmã, não ao meu sobrinho, jamais será paga a conta do alfaiate, nada aos pobres.
Para o sobrinho: Deixo meus bens à, minha irmã não, ao meu sobrinho, jamais será paga a conta do alfaiate, nada aos pobres.
Para o alfaiate: Deixo meus bens à, minha irmã não, ao meu sobrinho jamais, será paga a conta do alfaiate, nada aos pobres.
Aos pobres: Deixo meus bens à, minha irmã não, ao meu sobrinho jamais será paga a conta, do alfaiate nada, aos pobres.
Vocês estão ficando afiados nisso, então vamos a mais um:
Falta um ponto para dar sentido à frase. Você sabe pontuar?:
UM FAZENDEIRO TINHA UM BEZERRO E A MÃE DO FAZENDEIRO ERA TAMBÉM O PAI DO BEZERRO.

Bom divertimento J
Anexado aí, vocês tem um “Almanaque de Brincadeiras” que deve ser de muita utilidade a todos. Também anexei um conto do Lobato que venho prometendo e esquecendo já faz algum tempo, um exemplar da revista Leituras e dois textos de um cara (Celso Sisto) que vocês precisam conhecer e lembrar sempre! Por que? Leiam  e saberão.
Quero encerrar aqui agradecendo a participação da Jéssica, das Tainás, da d. NeusaRafaela, de todos os outros(as) de quem não lembro o nome, dos novos alunos que se juntaram a nós (Sílvia, Janete e Maria Aparecida) e um muito obrigado para Ana Paula, que me cobrou um analista por ensinar que todos somos pó das estrelas que, aliás, muitas das quais vemos mesmo depois de mortas J E pela alegria que me deu ao descobrir um escorpião de coração vermelho (o qual eu havia mencionado em aula) no céu do assentamento onde mora.
Porque tocou meu coração saber que toco nos seus. Um grande abraço.

P.S. (as fotos estarão logo, logo em http://revelandomirante.blogspot.com.br/ )












Nenhum comentário:

Postar um comentário